DRaaS

Cuide da infraestrutura e evite falhas operacionais

Uma pessoa de costas com expressão corporal de pânico ao ver o servidor

Você sabia que há procedimentos que tornam o seu negócio mais vulnerável? Veja quais cuidados tomar para evitar ameaças.

São muitas as falhas operacionais que podem provocar inatividade da infraestrutura corporativa. Sistemas e aplicações desatualizados são uns dos grandes vilões nesse cenário, considerando que pode deixar os dispositivos vulneráveis a ataques e incapacitar os sistemas de reconhecer e identificar as ameaças.

Manter sistemas que não sofreram atualizações tecnológicas é um procedimento perigoso, porque eles ficam sujeitos a sofrer mais facilmente ciberataques, tornando-se lentos e até paralisarem a qualquer momento, pegando de surpresa a equipe de TI e comprometendo toda a operação.

Uma pessoa fazendo manutenção em um servidor

A falta de um planejamento de manutenção constante é outra falha operacional grave. A climatização, por exemplo, é vital para ambientes de data center que precisam do controle de temperatura que proporcione o bom funcionamento dos equipamentos.

Em casos de paradas, programadas ou não, é preciso contar com geradores em plena capacidade para suprir o abastecimento de energia e evitar o risco de superaquecimento que leva à inatividade da operação.

Muitas outras falhas são causadas por problemas operacionais, como falta de treinamentos e erros durante a execução das rotinas do setor. São necessárias capacitação do time e disseminação da cultura de manutenção de políticas e procedimentos que garantam o bom funcionamento das atividades e dos recursos do ambiente de infraestrutura crítica para o negócio.

Há muitas possibilidades de falhas operacionais. O UOL DIVEO pode ajudá-lo a se preservar a infraestrutura do seu negócio.

Fale com um especialista