DRaaS

Erro humano é a segunda maior causa de inatividade

Pessoa digitndo em um notebook

Uma falha pode gerar estragos inestimáveis, portanto é essencial ter uma equipe preparada para reduzir a frequência de erros.

Não menos frequentes, falhas humanas engrossam a lista de causadores de indisponibilidades. Erros de digitação de scripts, falhas manuais na criação de projetos e desenvolvimentos de softwares estão entre as ameaças que podem interromper temporária ou permanentemente o sistema.

Por falha humana, quase que o filme Toy Story 2 (a sequência da animação revolucionária da Pixar, Toy Story) foi deletado para sempre, por causa de um comando indevido realizado por um funcionário. Ele colocou uma linha de comando de deletar nos drives em que estavam armazenados os arquivos do filme.

Boneco Woody do filme Toy Story sentado de costas num deck de madeira.

Esse código rapidamente provocou a remoção de forma eficiente de cenários, modelos de personagens, sequências inteiras já montadas. Tudo foi perdido! E por que “quase” foi perdido para sempre? Porque de maneira inusitada foi descoberta uma cópia com uma programadora que trabalhava na ocasião em home office. Sem saber, ela guardava em sua casa, a salvação da pátria.

Falhas nos softwares, que podem causar inatividade do negócio, também estão relacionadas a erros humanos de programação e configuração, e ainda por incompatibilidade de aplicações e sistemas ou falta de atualizações. Assim, tão importante quanto um bom plano de recuperação de desastres, é uma equipe preparada para lidar com a complexidade do incidente. Isso porque um erro humano aparentemente pequeno pode provocar inatividade do negócio.

São muitas as ameaças que podem interromper provisória ou definitivamente o seu negócio. O mais sensato é ter um plano de recuperação de desastres, e o UOL DIVEO pode te ajudar com isso.

Fale com um especialista