DRaaS

Ataques maliciosos: uma nova ameaça

Uma pessoa digitando em um notebook.

Ciberataques são cada vez mais recorrentes. Você está preparado para essa ameaça virtual?

Não há uma única semana sem notícias de ciberataques na imprensa global. Pesquisas revelam que uma em cada três empresas foi atacada por vírus ou malware nos últimos cinco anos. Incidentes que podem comprometer o bom andamento de serviços de variados tipos ou mesmo deixá-los indisponíveis.

O dia vinte e oito de junho de 2017, por exemplo, marcou para sempre o sistema hospitalar brasileiro, que despertou o setor para uma nova ameaça: ataque virtual, algo até pouco tempo inimaginável em um hospital.

Os sistemas do Hospital de Câncer de Barretos (SP) foram atingidos por ransomware, conhecido como malware sequestrador, prejudicando ao menos 350 exames. O incidente também afetou a unidade de Porto Velho (RO), além de institutos de prevenção em outras cidades.

Na ocasião, os hackers pediram resgate no valor de US$ 300 por computador, a serem pagos em bitcoins. A invasão obrigou os funcionários a trabalharem com formulários de papel, gerando lentidão nos processos. Foi necessária uma semana para a operação voltar à normalidade.

Representação física do bitcoin(criptomoeda) em uma mesa

Outras causas de inatividade que ocorrem com frequência são por meio de hackers ou criminosos cibernéticos que desligam o servidor de Internet por um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS).

O UOL DIVEO pode ajudar a evitar esse tipo de situação e, consequentemente, prejuízos da inatividade.

Fale com um especialista